
Punta del Este: de destino de veraneio a estratégia patrimonial internacional
Punta del Este para além do veraneio, se tornando componente de estratégias patrimoniais internacionais e articulando segunda residência, serviços e diversificação.
Alvaro Marco Coelho da Fonseca, co-CEO da Coelho da Fonseca, analisa a mudança de posição de Punta del Este no radar brasileiro, que desloca a localidade do exclusivo papel de destino de veraneio para um componente integrado de estratégias patrimoniais internacionais. Esse reposicionamento decorre em grande medida da proximidade geográfica com o Brasil, bem como da estabilidade institucional e da segurança jurídica vigentes no Uruguai, fatores que reduzem atritos transfronteiriços e ampliam atratividade. A transformação do apelo do destino reflete uma demanda por segundas residências que incorporam serviços e governança formal, reforçando o valor de ativos que conciliam qualidade de vida e estruturação patrimonial.
A oferta imobiliária em Punta del Este apresenta maior amplitude de perfis, capazes de atender variadas concepções de residência e de alocação patrimonial. O serviço e a hospitalidade associados aos Cipriani Residences evidenciam um perfil orientado à gestão e experiência; o SLS aporta dinâmica urbana e inserção em circuitos mais densos de uso e convivência; por outro lado, o Agreste propõe vida de campo próxima ao mar, favorecendo intimidade e escala reduzida. Esses perfis distintos exigem critérios de avaliação diferenciados, que privilegiam governança, manutenção, localização e aderência ao horizonte patrimonial pretendido, sem caracterizar oferta ou recomendação específica.
No plano patrimonial, Punta del Este passa a figurar como elemento de diversificação internacional que combina conveniência geográfica e previsibilidade institucional. A proximidade com o Brasil atenua barreiras logísticas e culturais, enquanto a segurança jurídica uruguaia confere previsibilidade às estruturas que abrangem segunda residência e prestação de serviços associados. Em perspectiva macro, a heterogeneidade da oferta — com diferentes graus de serviço, integração urbana e relação com a paisagem natural — altera parâmetros de comparação entre ativos e eleva a relevância de critérios estruturais na tomada de decisão patrimonial, sem prescrever caminhos específicos, apenas ampliando o universo estratégico disponível.
Siga a @coelhodafonseca no Instagram.
Leia também

Impacto do boom da inteligência artificial no mercado imobiliário de São Francisco
O boom da inteligência artificial redireciona capital para o mercado de alto padrão em São Francisco, gerando diversas oportunidades patrimoniais.

Punta del Este: de destino de veraneio a estratégia patrimonial internacional
Punta del Este para além do veraneio, se tornando componente de estratégias patrimoniais internacionais e articulando segunda residência, serviços e diversificação.

Como Punta del Este entrou na estratégia patrimonial do investidor brasileiro
Álvaro Marco Coelho da Fonseca analisa por que Punta del Este figura na estratégia patrimonial de investidores brasileiros.
