Parque de diversões

O edifício Bretagne é um ícone da arquitetura do bairro Higienópolis e uma das mais famosas obras de João Artacho Jurado. No térreo, nas paredes da sala de brinquedos, Alice está entre os cantos da sala enquanto o coelho branco brinca de esconder debaixo do gira-gira. Dos jardins da cobertura podemos desfrutar umas das mais belas paisagens de São Paulo – e também o estilo futurista que marca para sempre a arquitetura da cidade.

João Artacho

Nascido em São Paulo, João Artacho Jurado (1907-1983) parou de estudar aos 9 anos quando seu pai, um espanhol anárquico, o proibiu jurar à bandeira, cerimônia obrigatória nas escolas da época. Autodidata, ele começou a trabalhar como construtor nos anos 1930 e o auge de sua produção compreende as duas décadas seguintes – caso do Bretagne, inaugurado em 1958, com presença do ator norte-americano Roy Rogers. Coloridas e extravagantes, suas obras misturam estilos e linguagens, como moderno, art nouveau, art déco e clássico, e oferecem um leque diversificado de serviços e lazer: salão de chá, salão de música, piano-bar, playground, piscina e um jardim na cobertura. Sem diploma, não pôde assinar os projetos que criou, a exemplo dos prédios Cinderela e Parque das Hortênsias, ambos em Higienópolis, e só passou a ser reconhecido na década de 1990.

  • EDIFÍCIO BRETAGNE

    Parque de diversões O edifício Bretagne é um ícone da arquitetura do bairro Higienópolis e uma das mais famosas obras de João Artacho Jurado. No térreo, nas paredes da sala de brinquedos, Alice está entre os cantos da sala enquanto o coelho branco brinca de …

    Leia mais

  • Como em Nova Iorque

    Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Gilberto, Etta James, Buddy Guy e Paquito de Rivera foram alguns dos nomes que se apresentaram no 150 Night Club, inaugurado em 1981, no hotel Maksoud Plaza. Com capacidade para 200 pessoas e clima intimista, o lugar apostava em um …

    Leia mais

  • Um marco dos anos 50

    Lançado em 1952 com um projeto ambicioso que previa hotel, restaurante, teatro e muito verde, o Copan só foi levantado cinco anos depois. Mesmo assim, virou cartão-postal. A primeira curva do projeto criado para o centro de São Paulo por Oscar Niemeyer não foi feita …

    Leia mais

  • ANINHA GONZALEZ

    CASA / ONTEM ENTRE A SIMPLES CASA DE UM VILAREJO CAPIXABA NA QUAL PASSOU A ADOLESCÊNCIA E A MODERNISTA MORADA ONDE VIVE HOJE COM A FAMÍLIA NO JARDIM PAULISTANO, A CHEF ANINHA GONZALEZ MANTEVE UMA PAIXÃO QUE ATRAVESSA O TEMPO: RECEBER E CELEBRAR COM OS …

    Leia mais

  • Casa brasileira

    Instituição A Casa Foram três anos de obras para erguer em Pinheiros, em frente ao museu Tomie Ohtake, o imponente museu A Casa. A instituição dedicada ao design e artesanato brasileiros, fundada pela economista Renata Mellão, inaugurou sua nova sede no fim de 2014. Com …

    Leia mais

  • Afinados

    Restaurante, bar e estúdio. A alameda Lorena, nos Jardins, recebeu em 2014 um projeto deliciosamente ousado, com arquitetura assinada por Marcelo Rosenbaum e Muti Randolph. Orquestrado por dois amantes de música – os DJs Renato Ratier, 41 anos, proprietário do clube D-Edge, e Davis Genuino, 38 …

    Leia mais

  • Jardineiro Virtual

    Um modelo de negócio simples, prático e sustentável chamou a atenção do administrador Carlos do Val Mesquita durante uma temporada de estudos em Londres De volta ao Brasil, Carlos tratou de colocá-lo em prática e lançou o site arvoreexpress, onde é possível comprar mudas de …

    Leia mais

  • Feito à Mão

    Seguindo a tendência do design feito à mão, a escola de marcenaria Labmob criou cursos práticos, em que o aluno constrói suas próprias peças, sejam elas cadeiras, mesas ou racks. Os módulos duram de três dias a três meses e têm diferentes formatos. Nos mais …

    Leia mais

  • O BAIRRO DOS MEUS SONHOS

    Paris faz parte do itinerário da consultora de estilo e imagem Ucha Meirelles. Aos 37 anos, a paulistana visita a cidade uma vez por ano para acompanhar a semana de moda. “Viajar é parte do trabalho. É importante estar em busca de coisas novas”, diz. …

    Leia mais

  • LÁ VEM HISTÓRIA

    PARA OS IRMÃOS RUIZITO, FERNÃO, RODRIGO E JOÃO, A FAZENDA FOI UMA ESCOLA DE JORNALISMO, COM PROFESSORES PRIVILEGIADOS, COMO O AVÔ, O PAI E CONVIDADOS ILUSTRES. 1. Os Mesquitas na fazenda pouco depois de sua compra em 1912; 2. Júlio de Mesquita Filho conduz Fiel …

    Leia mais

Página 1 de 712345»...Última »